Página Inicial
Brasília, 26 de Abril de 2024.

Imprimir

Direitos do Servidor

PREZADO(A) SERVIDOR(A)

Em continuidade às ações de implantação do SIGEPE, o novo sistema de gestão de pessoas do Governo Federal, a partir do dia 07/01/2015 o acesso ao Portal Siapenet/Servidor será redirecionado para o Portal de Serviços do Servidor do SIGEPE. O novo portal disponibiliza as mesmas funcionalidades oferecidas no antigo sistema, agora com mais facilidade e segurança. Esta é apenas a primeira etapa do projeto SIGEPE que, nos próximos anos, oferecerá novos serviços e mais modernização para os servidores do Governo Federal.

O novo portal pode ser acessado pelo link Portal de Serviços do Servidor . Para utilizá-lo, escolha o serviço desejado ou clique em ?Acesso Seguro?. O sistema irá redirecioná-lo para a tela de login, que deverá ser efetuado da seguinte maneira:

- Leia as instruções de acesso;

- Selecione a opção "Sou Servidor ou Pensionista e li as instruções de acesso";

         Para realizar o acesso, deve utilizar seu CPF e senha, e não mais sua identificação única e usuário. A senha é a mesma; não é preciso trocar.

         Caso tenha esquecido sua senha, ou nunca tenha realizado acesso ao Siapenet ou ao Portal de Serviços do Servidor, deve utilizar a opção "Preciso de Ajuda".


PREZADO(A) SERVIDOR(A)
No dia 09/06/2014 foi lançado, pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal - SIGEPE. Ele substituirá, gradativamente, as funcionalidades suportadas pelo Siape, Siape-CAD, Siapenet e Extrator, trazendo uma série de inovações e melhorias nos processos de trabalhos de gestão de pessoas.

Nesta primeira etapa, já se encontra disponível o Portal de Serviços do Servidor, que substituirá os módulos servidor e pensionista do Siapenet.

Conheça o Sigepe e acesse o novo sistema pelo link https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br

O Projeto SIGEPE

O Projeto SIGEPE tem por objetivo atender as necessidades em gestão de pessoas do Governo Federal. O novo sistema abarcará todas as disciplinas da área de recursos humanos cobrindo o ciclo de vida funcional do servidor, pensionista e anistiado e foi planejamento de forma modular, contemplando processos como: estruturação da força de trabalho; recrutamento e seleção; ingresso; gerenciamento funcional; folha de pagamento; saúde do servidor; desenvolvimento profissional; gestão do desempenho; aposentadoria; e desligamento.

O SIGEPE substituirá gradativamente os atuais sistemas Siape, Siape-Cad, Siapenet e Extrator, que são utilizados por mais de 200 órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil - SIPEC para produção de suas folhas de pagamento, abrangendo aproximadamente 1,6 milhão de matrículas.

O projeto é desenvolvido pelo consórcio formado pelo SERPRO e pela DATAPREV, com tecnologia de ponta, bases de dados integradas e plataforma web. O SIGEPE será a ferramenta de trabalho das áreas de Gestão de Pessoas e o canal de relacionamento com os servidores para as ocorrências e serviços relacionados à sua vida funcional, onde os processos eletrônicos substituirão o meio "papel", o que proporcionará ganhos de produtividade, segurança e transparência aos processos de gestão de pessoas.

Estimou-se para o desenvolvimento do Projeto SIGEPE um prazo de 5 anos (60 meses), com mais de 30 módulos previstos, estruturados em 5 etapas, de forma a proporcionar entregas modulares e constantes até sua conclusão em 2017.


A primeira etapa já foi concluída e os novos serviços já estão disponíveis conforme a tabela abaixo:

Módulos do Siapenet Módulos correspondentes do SIGEPE
Servidor Portal de Serviços do Servidor
Pensionista Portal de Serviços do Servidor
Órgão Portal de Gestão de Pessoas
Consignatárias -
SIASS -

Conheça também o novo Canal de Informações Gerenciais ? acesse o Portal de Gestão de Pessoas ? Informações Gerenciais ? Gráficos e Relatórios.


PREZADO SERVIDOR

Mensalmente fica disponibilizada a prévia de seu contracheque no SIAPENET > DADOS FINANCEIROS, que o possibilita de conferir antes do processamento final da folha a exatidão de sua remuneração para o pagamento do mês em curso. Permite também, no caso de erro a correção por sua unidade de Recursos Humanos antes do processamento final.

Em ABRIL a prévia ficará disponível nos dias 16 e 17.



ALTERAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE OBTENÇÃO DE SENHA PARA CONSIGNAÇÕES A PARTIR DE FEVEREIRO.

Com o objetivo de aumentar a segurança nas operações, informamos que, conforme divulgado via SIAPENET e em mensagem do contracheque dos meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011, desde o dia 01/02/2011 a senha para consignações está sendo obtida exclusivamente pelo Portal SIAPEnet.

Dessa forma, os servidores e beneficiários de pensão que ainda não utilizam o SIAPEnet devem, primeiramente, procurar sua unidade de pagamento para cadastrar seu e-mail no SIAPE. A seguir, podem se cadastrar no próprio Portal SIAPEnet.

Para se cadastrar no SIAPEnet, o servidor ou beneficiário de pensão deve acessar o portal (www.siapenet.gov.br), entrar no módulo SERVIDOR ou PENSIONISTA, respectivamente, informar sua Identificação Única e clicar no botão Avançar. Após, preencher seus dados cadastrais e gerar sua nova senha para utilizar o Portal SIAPEnet, poderá gerar a senha de consignação.

Para gerar uma senha de consignação, o servidor ou beneficiário de pensão deverá entrar no Portal SIAPEnet, acessar o módulo SERVIDOR ou PENSIONISTA, clicar em Consignações e depois em Gerar Senha de Consignação. Dessa forma, a senha gerada será enviada para o seu e-mail cadastrado, já desbloqueada.

Lembramos aos servidores que a senha de consignações, gerada pelo Siapenet com validade de 30 dias, é para utilização exclusiva no sistema SIGMAC. A senha é pessoal e intransferível, devendo ser digitada pelo próprio servidor. Não forneça sua senha a terceiros, em nenhuma hipótese, pois ela representa a segurança de que serão realizados descontos somente com a sua autorização.